Como melhorar a performance do contas a receber
Para melhorar a performance do contas a receber é necessário:
- Primeiramente efetuar, de forma constante, o monitoramento segmentado dos resultados;
- Efetuar a verificação constante da adequação dos processos de análise de crédito e de recuperação.
E por que agir desta forma? Porque ela evita o impacto negativo nos resultados causados pelas alterações do perfil das aprovações de crédito.
Já vimos em outros posts, que alterações no perfil das aprovações a curto e médio prazo, impactam na alteração do perfil da base.
E, caso não ocorram adaptações dos processos de concessão, a performance de recebimento fatalmente será impactada.
Risco do não monitoramento
Vejamos o exemplo de uma empresa, cuja área de crédito não se atentou à mudança no perfil dos clientes.
É a típica situação em que a área comercial segue por uma direção, sem que a área de crédito atue de forma conjunta.
Os clientes com menos de 6 meses passaram a representar mais de 30% dos novos pedidos, e ao longo do tempo, passaram a impactar de forma negativa o recebimento.
Vendo assim, pode parecer óbvio, mas o ponto é que os pedidos eram aprovados um a um, sem que houvesse uma medição sobre o impacto que causavam no contas a receber.
Entretanto, a solução não poderia ser simplesmente cortar clientes com menos de 6 meses, em função do impacto que haveria na área de vendas.
Solução
Sendo assim, qual seria a solução ideal? Vejamos o passo a passo para se garantir a performance de contas a receber:
- é preciso monitorar a as aprovações de crédito e identificar de imediato os clientes com maior risco;
- atuar fortemente na segmentação de clientes.
- não é possível efetuar aprovação ou monitoramento de crédito no escuro: é preciso utilizar ferramentas adequadas;
- cada vez mais, para se melhorar a produtividade de cobrança, é preciso operar com inteligência e estratégia, e, definitivamente, organizar a carteira de inadimplentes apenas por valor, não é suficiente.
Para isso é preciso ter uma boa ferramenta de monitoramento da base, que permita o acompanhamento de risco de mercado dos clientes.
Vejamos aqui uma destas soluções de mercado:
Assim, quando se conhece o risco, é possível agir sobre ele.
Desde que se tenha o objetivo de melhorar a performance do contas a receber, é necessário ter ações mais direcionadas.
Clientes Diferentes, Réguas Diferentes
Vejam abaixo o resultado da aplicação destas duas ações, ou seja: identificação do risco, com régua de cobrança diferenciada:
Neste exemplo, os clientes com score E passaram a registrar um % de recebimento de 92,5% (58,2% anteriores). Inegavelmente a identificação de risco viabilizou a operação junto a este tipo de cliente.
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