Vaga para Analista de Crédito Sênior

Há uma semana a Natura publicou uma vaga para Analista de Crédito Sênior, conforme é possível conferir através do link https://www.linkedin.com/jobs/view/2869601304

Aqui vamos detalhar e comentar item a item da publicação, com os seguintes objetivos:

  1. Contribuir com as pessoas que desejam se candidatar a essa vaga
  2. Colaborar com os profissionais que desejam planejar o seu desenvolvimento

Em primeiro lugar, a Natura informa que esse profissional deverá ser responsável pela estratégia de crédito e monitoramento de performance das estratégias implantadas.

Portanto, eles não estão procurando por um analista que ‘apenas” execute a análise de crédito. Será preciso contribuir para a definição de novas estratégias de concessão de crédito.

Assim, em seu currículo obrigatoriamente deverá ser detalhado que você possui conhecimentos a respeito da elaboração de estratégias. Reserve para a entrevista os resultados obtidos a partir dessa implementação.

Conforme veremos na descrição abaixo, em nenhum momento a Natura solicita x anos de experiência! A senioridade da vaga é principalmente por conta dessa habilidade.

Responsabilidades/Habilidades Requeridas

Necessário amplo conhecimento em todo o ciclo de crédito, desde o processo de aquisição de novos clientes e manutenção de clientes existentes (Pessoa Física)

O profissional de crédito precisa conhecer profundamente a empresa, o produto e o perfil dos seus clientes.

Aliás, cada vez mais tem se demandado que o profissional de crédito contribua com as áreas de marketing/produto e comercial, através dos inputs dos perfis dos bons pagadores.

Por fim, a área de crédito pode contribuir em muito para a manutenção dos clientes na base, atribuindo a esses clientes limites de crédito que sejam compatíveis com o seu poder aquisitivo.

Será responsável pela Gestão de Riscos de Crédito de clientes através da análise de dados, indicadores financeiros, gestão de KPIs e diretrizes de crédito além de cenários macroeconômico e outros fatores de impactos aos negócios

Ou seja, a capacidade analítica é um item indispensável nessa vaga, porém, essa demanda não é exclusiva da Natura.

Conforme estudo que publicamos sobre vagas para profissionais de crédito, a capacidade analítica é o 2o. item mais solicitado pelos contratantes.

Caso queira conhecer o estudo click no link https://www.mpagestao.com.br/wp/perfil-das-vagas-publicadas-para-o-profissional-de-credito/

Para que o analista de crédito possa realizar esses estudos, é preciso que tenha sólidos conhecimentos de base de dados, bem como, de categorização dos dados. É libertador poder avaliar os resultados da operação, com a visão da área de negócios.

Exemplo de estudos/resultados que você poderia levar para uma entrevista:

  1. Distribuição da base por Score (quantos clientes com baixo risco, compensam cada cliente com alto risco)
  2. Distribuição da base por Faixa de Renda/Faturamento x Rentabilidade do Cliente
  3. % De recebimento por tempo do cliente na base

Responsável pela construção, análise e validação dos relatórios gerenciais de todo o ciclo de crédito, desde a iniciação (índice de aprovação, motivos de negação, acompanhamento dos modelos de crédito e política de crédito)

O que não se mede, não existe. Essa frase é famosa, e muito verdadeira. Somente através da medição, é que podemos melhorar o resultado.

A preocupação da Natura com o monitoramento dos motivos de rejeição é muito válida. Rejeição indevida representa perda de oportunidade e de produtividade.

No nosso curso online “Como elaborar uma política de crédito” https://www.mpagestao.com.br/curso-politica-de-credito.html temos um módulo específico para tratar as rejeições, pois esse item está diretamente ligado a uma boa gestão da Política de Crédito.

Quanto aos estudos do SCORE, primeiro deve-se buscar entender se o SCORE é interno ou externo. Se for externo, foi realizado com algum bureau?

O importante é sempre realizar estudos comparativos, junto aos bureaus e comparar os resultados por região.

Com as novas variáveis do cadastro positivo, os bureaus tem melhorado em muito o poder de acerto dos modelos estatísticos, sendo válido comparar os resultados dos 4 bureaus de mercado.

É esperado um olhar de desenvolvimento e acompanhamento de políticas de crédito com a promoção constante das políticas de crédito

A Política de Crédito é algo vivo, que requer manutenção. Isso porque o perfil de clientes vai se alterando ao longo do tempo, as regiões de atuação se ampliam, novas situações macroeconômicas surgem.

Apenas como exemplo, durante a pandemia, alguns segmentos foram mais prejudicados, enquanto outros, apresentaram crescimento. É certo imaginar que ajustes em relação a concessão desses grupos devem ter sido realizados nas empresas.

Nesse item, experiências relacionadas a implementação de grupos de controle, visando conhecer o risco de diversos grupos de clientes, ANTES de se efetuar alteração na política de crédito podem ser bem-vindas aqui!

Construir indicadores de acompanhamento apetite versus risco conforme clusters

Um analista de crédito sênior precisa saber definir e monitorar clusters, ou seja, grupos segmentados, e conhecer o nível de risco de cada grupo.

Associar esses grupos a faturamento e rentabilidade é uma ótima prática. Novamente, a habilidade demandada aqui é a capacidade analítica, associada ao conhecimento do negócio.

Será responsável pelo acompanhamento dos resultados das políticas campeãs e desafiantes de Crédito através de indicadores

Geralmente as políticas campeãs e desafiantes são aplicadas na cobrança, sendo assim, é desejável que esse profissional tenha total interação com a área de cobrança.

O objetivo de toda política campeã é receber o quanto antes, visando a realização de novas vendas. Por isso, no início da vaga, fica clara a necessidade de um profissional que conheça todo o ciclo de vida do cliente.

Elaboração de estudos pontuais e ou estratégicos

Definitivamente, essa vaga requer um profissional com notável habilidade de capacidade analítica.

O ponto principal é não estar limitado a um conjunto de relatórios e mapeamentos mensais. Logo, a capacidade de se trabalhar com base de dados irá permitir maior sucesso nesse quesito. Novamente: estamos falando de uma vaga de analista de crédito sênior!

Irá efetuar a manipulação base de dados para construção dos indicadores, KPIs e análises da área

Bingo! Esse é um dos últimos itens dos requisitos, mas que sustentam todas as demandas anteriores.

Temos um material extenso sobre dashboards. Portanto, caso seja do seu interesse, envie-nos uma mensagem para contato@mpagestao.com.br

Necessário o desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de risco de inadimplência das carteiras, além do gerenciamento das ferramentas de apoio à análise e decisão de crédito

Por gerenciamento das ferramentas podemos considerar:

  1. Controle de custos dos bureaus de crédito
  2. Nivel de aprovação automática do motor de crédito
  3. Custos de monitoramento da base
  4. Treinamento dos demais analistas

Elaboração de políticas para seleção de público e oferta de limites pré-aprovados

Para elaboração de uma política de seleção de público-alvo, e oferta de limites pré-aprovados é fundamental ter conhecimento do histórico.

Em estatística dizemos que é preciso conhecer o passado, para se projetar o futuro. Sendo assim, o fato é que aprendemos com o passado.

Assim, ao estudar a base interna da empresa, incluindo as questões cadastrais, financeiras, score, rentabilidade e região, é possível projetar para novos clientes.

Considerando a quantidade de vagas no mercado que solicitam a habilidade de desenvolvimento de uma política de crédito, principalmente para vagas de analista de crédito sênior, desenvolvemos um curso totalmente online, com todos os passos necessários para a construção de uma política sob medida.

Confira no link https://www.mpagestao.com.br/curso-politica-de-credito.html

Tão importante quanto definir as políticas para seleção, é a ação diferenciada da cobrança para esses novos grupos.

Implementar iniciativas inovadoras referente a concessão de crédito, a fim de reduzir perdas financeiras e maximizar o P&L do cluster

Para se implementar iniciativas, é necessário conhecer as soluções existentes: benchmark com o mercado digital/empresas de outros segmentos são bem-vindos. Além disso, participação em fóruns de inovação também pode ser citados como diferenciação.

Mapear e rever processos e metodologias de análise de Risco de Crédito

A Natura possui um processo complexo, envolvendo vários canais de vendas, várias regiões, marcas e produtos com rentabilidade distintas.

Por fim, fica claro que através desta vaga de analista de crédito sênior, a empresa está em busca de respostas e que deseja explorar ainda mais a sua base de dados e, consequentemente, as oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima