COMO ANALISAR OS DADOS DO SCR – BACEN
O que é o SCR e para que ele é utilizado?
O SCR é um banco de dados do Banco Central (BACEN) que registra informações sobre operações de crédito de todos os CPFs e CNPJs do Brasil. O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras.
O SCR é utilizado para:
- Monitorar e fiscalizar o crédito no sistema financeiro
- Trocar informações entre instituições financeiras
- Adotar medidas preventivas
- Avaliar os riscos inerentes à atividade bancária
- Verificar operações de crédito atípicas e de alto risco
No passado, somente os bancos possuíam acesso a essas informações, porém, atualmente é possível que uma empresa não-financeira acesse esses dados e os pondere na sua análise de crédito: conforme imagem abaixo, é preciso contratar um provedor para acessar essa informação, e alguns cuidados, como incluir no seu formulário um campo para aceite do cliente, que precisa estar ciente da realização dessa consulta.
Quem pode acessar o SCR?

Se considerarmos que, aproximadamente 25% das restrições de empresas são efetuadas por bancos/financeiras e empresas de cartão de crédito, conforme levantamento da SERASA abaixo, fica evidente a relevância de se verificar o relacionamento bancário dos clientes no momento da concessão de crédito.

Além disso, conforme estudo da Fundação DOM Cabral (https://abcdreal.com.br/estudo-da-fundacao-dom-cabral-mostra-crescimento-de-547-nos-pedidos-de-recuperacao-judicial-de-medias-empresas/) os juros alvos tem sido o maior motivo pelo aumento das Recuperações Judiciais.
Dessa forma, está evidente que incluir essas informações na análise de crédito irá agregar para aumentar a elasticidade da análise de crédito, ou seja, a capacidade preditiva da análise de crédito.
Vejamos então, como analisar esses dados.
Quais informações são disponibilizadas através do SCR (Bacen):

Alguns pontos de destaque:
– CNPJ/CPF e a data => Identificação do cliente e a data base das informações
– Valor da Carteira de Crédito => valor total dos valores contratados ou seja, de operações de crédito que foram concedidas e estão sendo utilizadas pela empresa, nesse exemplo, a empresa possui R$ 82,9 MM contratados.
– Valor da carteira de Coobrigações => O valor da carteira de coobrigações são compromissos financeiros assumidos por duas ou mais partes, onde cada parte se compromete a pagar uma parcela do débito em caso de inadimplência. Nesse exemplo, essa empresa possui coobrigações no valor de R$ 125 MM – ela pode ser avalista e/ou forneceu algo em garantia, que a faz coobrigada a liquidar o débito no caso de inadimplência. Na análise de balanço, por exemplo, esse valor pode não aparecer como empréstimo bancário. Ao analisar o crédito, esse valor deve ser considerado, porém, com ressalvas. Na dúvida, vale estudar o grupo econômico e/ou solicitar mais informações para a empresa.
– Valor total das responsabilidades => é a soma dos valores contratados + as coobrigações
– Valor dos crédito a liberar => Representam valores que foram aprovados para a empresa, porém, não foram utilizados. Essa é uma informação extremamente útil. O fato da empresa possui valores liberados e não utilizar, diz muito a respeito da gestão financeira e do momento financeiro da empresa.
– Prazo de vencimento dos limites => O BACEN informa qual seria a data de validade dos limites que foram aprovados e não utilizados.
– A Vencer => o BACEN informa quais valores estão a vencer, abertos até 12 meses e acima de 12 meses.
– Vencido => todo o débito vencido a partir de 14 dias são demonstrados nessas consultas.
Esses dados são extremamente úteis, principalmente quando estamos analisando um novo cliente: compreender todos esses aspectos, como já mencionei, irá contribuir em muito para avaliar questões como capacidade de crédito e aderência de informações, como faturamento presumido.
Como analisar essas informações na análise de crédito:
No bloco acima, temos os dados “puros”, agora vamos avaliar como considerar cada informação: o slide abaixo foi retirado de um dos nossos cursos de análise de Pessoa Jurídica:

O primeiro passo, é identificar se a empresa possui valores aprovados e não utilizados: se a empresa possui valores aprovados, significa que foi avaliada por outros bancos e o fato de não estar utilizando, demonstra o momento financeiro da empresa. O ponto de atenção aqui é para empresas que não possui crédito disponível no mercado financeiro.
Na sequencia, é preciso avaliar qual o % de comprometimento das operações que irão vencer em até 12 meses, sobre o faturamento anual. Entendemos que faz parte da vida financeira de uma empresa a contratação de recursos bancários, porém, quando esse comprometimento ultrapassa determinado patamar (digamos 20% ou 30%), a situação passa a ser comprometedora no curto e no médio prazo.
A Fundação Dom Cabral fez um estudo sobre o motivo do aumento das recuperações judiciais em 2024: o principal motivo foi justamente a alta de juros, assim, se você identificar na análise de crédito, que a empresa possui elevado nível de comprometimento do seu faturamento com compromissos bancários, recomendo cuidado dobrado, principalmente se a operação for de longo prazo.
Nessa linha, recomendo que considere o % de utilização de crédito emergencial: utilizar o cheque especial – que é uma das linhas de crédito mais caras que existe, irá comprometer margem e caixa dessa empresa no curto prazo.
Na consulta, é possível identificar o tipo de operação vencida ou a vencer, conforme print abaixo. Sabemos que é muito diferente o endividamento bancário em operações que são utilizadas para o crescimento da empresa (como investimento em frotas, imóveis), de operações para capital de giro e operações que são extremas, como o crédito emergencial, que deve ser utilizado com muita moderação.

Como analisar essas informações na análise de crédito:
A MPA Gestão é especialista em consultoria e treinamentos na área de crédito e cobrança. Temos vários cursos online e ainda, desenvolvemos treinamento sob medida.
Buscamos orientar nossos clientes a reduzirem os riscos decorrentes das vendas realizadas a prazo.
De forma clara, entregamos aos nossos clientes benefícios como redução da inadimplência, aumento das vendas a prazo e otimização do fluxo de caixa.
Desenvolvemos uma política de crédito personalizada, alinhada com as características específicas de seu negócio. Sim, é possível vender mais, com menos risco!
Oferecemos treinamento especializado para sua equipe de crédito e cobrança, capacitando-os nos processos de análise de crédito, definição de limites e recuperação de valores não recebidos dentro do prazo.
Gostou desse post? Precisa de mais informações? Entre em contato no nosso e-mail contato@mpagestao.com.br
Já conhece nosso serviço de elaboração de Política de Crédito?
Conheça agora mesmo!
Entre em contato e
desbloqueie o potencial
da sua área de crédito!
(11) 97625-3858
contato@mpagestao.com.br
Conecte-se com as sócias:
Contato
Copyright © 2025 MPA. Desenvolvido por MPA Gestão Inteligente de Crédito